“Não ligues às pequenas coisas” é o que alguns dizem. E têm razão.

É fácil ser apanhada em todas pequenas coisas que nos stressam e arruínam o dia. Não vale a pena perder energia com a quantidade de coisas que acontecem diariamente e de que não gostamos. Claro que podemos ficar aborrecidas com o facto de alguém ter ocupado o último lugar de estacionamento mesmo à frente de nós ou os nossos cereais favoritos estarem esgotados. Ou podemos antes não valorizar essas coisas pequenas, relativamente insignificantes para passar a ver o lado positivo das coisas. Estacionar o carro mais longe significa mais exercício e apanhar ar fresco e/ou sol por mais uns minutos enquanto caminhamos para o escritório. Não haver os nossos cereais favoritos pode ser uma boa oportunidade de experimentar uma coisa diferente ao pequeno-almoço (eu larguei completamente o leite e adoro comer o impensável há uns meses – omolete, abacate e tomate com azeite com café turbinado).

Geralmente há sempre dois lados da mesma situação e como seres humanos temos o poder de escolha na forma como olhamos para ela. Desafia-te a olhares para o lado positivo de todas as situações e vê como a tua felicidade e bem-estar aumentam. Eleva-te mais ainda e começa a prestar atenção a todas as boas coisas à tua volta. Para e cheira as rosas.

Há muito para te dares conta do positivo que existe à tua volta.

Há muitas pequenas coisas à tua volta que te podem fazer sorrir se te aperceberes delas. Cria o hábito de passar algum tempo livre a saborear, desfrutar das pequenas coisas. Nota como cheira bem o café que bebes, como aquece as tuas mãos numa manhã fria, como sabe bem.

Presta atenção aos pássaros lá fora da tua casa (se calhar não sabias que havia pássaros na tua rua!) e observa-os. Aprecia o abraço que o teu filho te dá quando o vais buscar à escola. Aprecia o ar fresco no rosto quando sais ou o sol que desponta depois de um dia de chuva. Ou seja, saboreia todas as pequenas coisas que te fazem feliz, mas que acabam por fazer parte de algo maior: uma vida mais feliz. Apenas tens que tomar tempo para o fazeres.

Ao longo das próximas semanas, pratica o observar e desfrutar das pequenas coisas. Não deixes que as pequenas coisas te mandem abaixo. Em vez disso define o objectivo de encontrares algo positivo em tudo o que te aconteça (se por instantes te aborreceres, não faz mal. Sê gentil contigo mesma e procura o positivo). Presta particular atenção a todas as pequenas coisas que te fazem sorrir. Reconhece-as e em pouco tempo este pequeno exercício vai fazer uma grande diferença em toda a tua perspectiva da vida.

 

 

X