Algumas pessoas são ótimas a encontrar e transmitir o lado positivo de qualquer situação. São o tipo de patrões, colegas, professores e amigos que te farão uma crítica construtiva enquanto apontam tudo que fizeste bem, mesmo se o projecto ou situação foi um caos total. Estas são as pessoas que te elevam e transmitem-te a confiança em ti mesma que precisas para voltares e corrigir as coisas ou simplesmente para começares tudo de novo.

Depois há as pessoas que não te conseguem fazer um elogio sem apontarem todos os teus “erros”. Tendem a focar-se no negativo de qualquer situação e rapidamente o partilham contigo. Pode ser difícil de viver com pessoas assim.

A grande questão é que tipo de pessoa és tu? E o que pensas e comunicas sobre a vida e o que te rodeia?

Se queres aumentar a tua felicidade, sugiro que trabalhes no sentido de garantir que pensas e comunicas de forma positiva. E porque é que pensar é importante? Porque é como comunicamos connosco mesmas. Não sei qual o teu caso, mas eu prefiro ser a minha maior motivadora que a minha maior carrasca.

Agora as boas notícias…

Como pensas e comunicas pode ser aprendido e desaprendido.

Isto quer dizer que se te sentes um bocado pessimista agora, podes aprender a pensar, ser e falar de forma mais positiva.

Claro que hábitos e comportamentos adquiridos não são sempre fáceis de mudar. O primeiro passo é quereres mudar. O segundo passo é reconhecer o teu comportamento quando acontece. Ouve os teus pensamentos e para e leva-te a pensar antes de falares. O terceiro passo é praticar o novo hábito e comportamento. E basicamente é isto.

Toma uns minutos para refletir como tens pensado hoje. Lembra-te de conversas que tiveste e sente como tens comunicado contigo e com os outros. És tão positiva como gostarias de ser ou podes melhorar? Se podes melhorar, começa por implementar o plano de 3 passos que partilhei e mantem uma prática regular até sentires que estás a pensar e a comunicar de forma mais positiva de forma tão automática que já se tornou um hábito. Vai ter um enorme impacto na tua felicidade e em todos os que te rodeiam.

X