Ao longo destes 11 dias falámos sobre felicidade e como podemos trabalhar para melhorar como nos sentimos. Falámos sobre muita coisa e muito mais haveria a dizer. Mas há uma ferramenta que considero essencial…

Diário de Gratidão e Felicidade

É legítimo (se não um dever) decidir ser mais grata e mais feliz a cada dia. Ter um Diário de Gratidão e Felicidade ajuda-nos a manter-nos focadas no positivo. Sei que algumas de vocês já o fazem e falamos no dia 2 em escrever de manhã aquilo pelo qual estamos gratas, mas não falámos neste Diário da Gratidão e Felicidade como uma bateria de felicidade. Para isso escreve também à noite – mesmo antes de ires dormir – aquilo que te fez feliz durante o dia e que queres agradecer. Ao listares as coisas positivas da vida, vais coloca-las para a “fila da frente” da tua mente. Isso aumenta a tua conexão ao positivo, melhora o teu humor e vai fazer-te sentir melhor. Imagina adormecer todos os dias com o sentimento de gratidão e felicidade.

Escreveres nesse Diário vai ajudar-te de imediato, mas vai também criar um livro de memórias da tua viagem de gratidão e felicidade. Todos os dias bastam poucos minutos para escreveres… 2 minutos (se conseguires parar de escrever). E quando precisares de ânimo este Diário pode fazer parte do teu sistema de apoio à felicidade. Páras uns instantes abres o teu Diário ao acaso e lês umas páginas. Ao veres, a preto e branco, o caminho que já fizeste nas ultimas semanas, meses ou até anos é absolutamente maravilhoso. Reler esse Diário vai voltar a conectar-te com as memórias, mas acima de tudo com o sentimento! Vai reacender a chama da gratidão e felicidade. Então o teu Diário de Gratidão e Felicidade será uma bateria da felicidade. Vais estar a carregá-la com bons sentimentos de forma simples e podes aceder e reviver tudo quando e como quiseres. É uma ideia poderosa, não?

Além disso, vais criar um hábito novo. Assim que te sentares para escrever no teu Diário, o teu cérebro vai começar de imediato à procura do positivo. Não imaginas como isto pode ter um impacto na tua vida!

Se queres realmente praticar a gratidão e trabalhar em aumentar a tua felicidade, começa por escrever o teu Diário da Gratidão e Felicidade.

 

Encerrar o Desafio, continuar a ser mais feliz a cada dia…. Até ao fim da vida.

Eu senti nas vossas partilhas uma evolução. Sei que muitas estão a fazer o desafio sem partilhar e isso está certíssimo!

Gostava hoje que analisasses como te sentias há 11 dias e como te sentes hoje. Sentes-te melhor, pior ou na mesma?

É importante manteres em mente que passamos por diversos períodos nas nossas vidas. Há alturas em que nos sentimos para lá de felizes e outras mais desafiantes e tristes. E está bem passar por essas fases como já falei. Se estás “presa” numa fase triste, quero que saibas que está bem. Faz o que puderes para passar por esta fase aliviando a tua carga com as ferramentas que tens para voltares a trazer a felicidade para a tua vida. Cada dia um pouco mais.

Acima de tudo tenho esperança que este breve desafio te tenha feito estar mais consciente da beleza e alegria que existe à tua volta. É demasiado fácil ficar prisioneira nos problemas do dia a dia ao ponto de não vermos as pessoas e coisas que nos fazem felizes e que existem sempre nas nossas vidas.

Este desafio foi pensado para aumentar a tua consciência, criares hábitos positivos que continues a praticar. Vais ver como a consciência é poder, o poder de mudar se quiseres. Espero que tenhas sentido que encontraste aqui algumas ferramentas, técnicas, dicas, ideias que te inspirem e ajudem a aumentar a alegria na tua vida.

Então e agora?

Continua a praticar regularmente o que te faça sentido. O Diário de Gratidão e Felicidade é uma excelente ferramenta.

Volta a ler os artigos se quiseres. E continua a consciência, a aprendizagem, continua a sorrir e a crescer na tua alegria e felicidade.

Eu da minha parte estou feliz pela interacção deste desafio, por toda a dinâmica e energia positiva que se criou. Sei que espalhei alegria no mundo.

E conto continuar a fazê-lo com as diversas actividades que vou realizar nas próximas semanas (podes consultar aqui a agenda).

Sei que o que faço é abençoado. Sei que a felicidade é o caminho. Aliás é para mim o único e mais natural, primal e essencial caminho!

X