A felicidade passa também por nos focarmos mais nas experiências do que nas coisas.

Por isso é importante livrarmo-nos de coisas desnecessárias física e mentalmente. A ideia é encontrar a felicidade na simplicidade.

Uma das razões pelas quais as férias podem ser tão relaxantes é porque estamos longe das nossas coisas e responsabilidades que vêm com as coisas. Não temos que nos preocupar com todos os tipos de projetos e tarefas da casa e podemos relaxar e desfrutar do lugar onde estamos. Estás longe de reuniões, do trabalho e de estar contactável (às vezes isto é o que mais me cansa). Isto ajuda-te a focares-te nas pessoas com quem estás.

Não podemos replicar o sentimento de férias em permanência, mas podemos reduzir a tralha nas nossas vidas e simplificar. E isto permite-nos focar-nos naquilo que é importante e que nos faz feliz. Deixo aqui algumas ideias simples para te ajudar a “destralhar”.

Organiza a tua Casa

Começa por coisas simples. Vai a cada uma das divisões da tua casa, uma divisão ou área de cada vez, e encontra as coisas que já não precisas ou que não queres (inclui nelas as que talvez possas precisar um dia!). E uso uma regra que é: se não uso há mais de um ano e meio é porque já não preciso mesmo. Todas essas coisas podem ser dadas, deitadas fora ou vendidas (e se não consegues vender em x determinado período de tempo, dá!). Costumo fazer isto com a intenção de me arrumar por dentro também. O objectivo é que no fim fiques com as coisas que aprecias e com muito mais espaço onde seja mais relaxante viver, manter e organizar.

Organiza o teu Calendário

A seguir olha para o teu calendário, actividades ou obrigações na tua vida. Estar sempre ocupada pode fazer-te sentir produtiva, mas geralmente o melhor uso do tempo é cortarmos toda as coisas extra que não são mesmo necessárias e que não nos trazem alegria. Não receies ser indelicada ou dura de vez em quando. Sentires-te obrigada a algo não deveria ser uma boa razão para fazeres algo. Livra-te disso e usa o tempo a fazer coisas que te relaxem, acrescentem algo e, acima de tudo, te façam feliz.

Organiza a tua Mente

Por ultimo, é tempo de “destralhar” o teu cérebro. É incrível a quantidade de tralha que acumulamos no cérebro. Todos temos imensas listas de coisas a fazer, ideias de futuros projetos, o que cozinhar, o que comprar, etc. O que não percebemos é a quantidade de energia cerebral que isto exige. A melhor forma de lidar com isto é uma “limpeza cerebral” (mas no bom sentido). Pega num papel e começa a escrever. Tudo o que está na tua cabeça e que precisas de recordar, desde o próximo livro que queres ler ao que tens que cozinhar amanhã, à reunião que precisas de marcar. Escreve tudo. Não julgues, não edites e não tentes organizar. Tudo isso podes fazer depois. Para já é só escrever tudo o que está na tua cabeça.

Quando acabares, repara como te sentes mais leve e feliz com cada área da tua vida que organizaste. Apesar de não ser muito fácil fazer, compensa imenso fazê-lo de uma forma regular.

X