O humor é contagioso. Se estiveres rodeada de muitas pessoas negativas e depressivas, vais começar a sentir-te em baixo. Se estiveres num grupo alegre, não podes fazer outra coisa que não seja sorrir. Então, faz sentido que te rodeies de pessoas felizes se queres aumentar o teu nível de felicidade.

Isto quer dizer que deves ignorar ou expulsar da tua vida as pessoas que não estão felizes? Claro que não! Todos temos pessoas importantes nas nossas vidas que amamos e acarinhamos mesmo que não vivam no lado mais brilhante da vida. Além disso todos tempos fases em que estamos mais felizes e outras em que estamos mais tristes. Seria terrível se evitássemos os que amamos durante tempos desafiantes.

O que sugiro é que percebas quem são as pessoas felizes na tua vida.

Quem são os que te apoiam incondicionalmente e que te deixam com um sorriso sempre que estão juntos?

Anota quem são as pessoas positivas, sejam amigos, família ou apenas conhecidos. Constrói um sistema de apoio de pessoas felizes a quem podes recorrer quando te sentes menos bem.

Por outro lado, precisas de ser cautelosa com as pessoas mais negativas e tristes que te rodeiam e a forma como afectam o teu próprio humor. Quando estás a lutar com os teus próprios níveis de felicidade e bem-estar, pode ser aconselhável evitar pessoas que sabes que te levam mais para baixo. Reitero que isto não quer dizer que devas desligar-te totalmente dessas pessoas, mas sim gerir da melhor forma a energia que te transmitem e a forma como isso te afeta. Essas são as alturas em que precisas de passar tempo com a tua equipa de motivadores ou o teu sistema de apoio à felicidade.

Quando estás feliz, não receies partilhar essa tua alegria e espalhar a felicidade à tua volta.

Sorrir, rir e sentires-te bem com a vida é contagioso. Espalha a alegria! E bebe-a das pessoas felizes à tua volta. quando não te sentes no teu melhor. Liga a um amigo que possa ajudar-te a sentir melhor rapidamente. Deixa que os teus amigos saibam quando precisas de ânimo e devolve o favor quando eles precisarem.

Porque, vamos ser realistas, todos temos dias mais felizes e com melhor humor do que outros.

Está bem pedirmos ajuda e oferecermos ajuda.

X