Quem acompanha o meu trabalho sabe que para mim uma das ferramentas mais poderosas é a Gratidão. Falemos então de Gratidão.

Gratidão é apreciar o que sentimos, temos, somos, vemos, vivemos.

Começar os nossos dias a pensar em todas as coisas pelas quais somos gratas é uma boa forma de marcar o ritmo do dia. Praticar a gratidão faz-nos focar em tudo o que temos nas nossas vidas e, ao mesmo tempo, aumenta a nossa felicidade global.

Despender alguns minutos bem cedo a pensar naquilo pelo qual somos gratas, pode melhorar o nosso humor e o nosso sentimento de felicidade para o resto do dia. Isto é algo que vale a pena fazer diariamente e não exige muito tempo.

Quando acordas ou quando tomas o pequeno-almoço, pensa em todas as coisas e pessoas pelas quais estás grata. Foca-te em algo positivo que tenha acontecido no dia anterior ou que prevês que vai acontecer nesse dia. Podes estar grata pelas mais pequenas coisas. Eu acordo a sentir-me grata por ter uma cama quente e confortável para descansar, por ter comida e (para minha surpresa) por poder preparar um bom e nutritivo pequeno-almoço para a minha família.

Pensa nas pessoas que tens na tua vida pelas quais estás grata incluindo os teus pais, avós, cônjuge ou namorad@, amigos, colegas, o patrão que te permite ter trabalho. Tenta encontrar algo de bom sobre todas as pessoas na tua vida.

Outra opção é olhares apenas à tua volta. Olha à tua volta! Talvez esteja sol, ou ouças os pássaros que cantam lá fora. Qualquer que seja a situação que vivas agora, estou certa que podes pensar em coisas para agradecer, mesmo que não estejas na situação ideal para ti.

Faz com que este exercício magnífico seja parte do teu ritual matinal e se torne um hábito, algo que flua naturalmente.

Nutrires esse hábito vai ter um enorme impacto na tua vida. Fá-lo durante umas semanas e toma nota das mudanças a nível mental que vão acontecer. Apenas com um pequeno exercício todas as manhãs. Rapidamente vais fazê-lo automaticamente e vais ter ainda mais para agradecer.

X